O que são os fertilizantes e qual a importância do fósforo?

Fertilizante é todo material orgânico ou mineral, contendo um ou mais nutrientes, que, aplicado no solo ou diretamente nas plantas, concorre para o aumento das colheitas e melhoria da performance da cultura.

Os fertilizantes são adicionados as culturas por vários processos ou em alguns casos podem ser aplicados diretamente na folhagem como elementos necessários para a nutrição das plantas.

Dezessete elementos são conhecidos por serem essenciais para a saúde e o crescimento das plantas; tipicamente, são fornecidos nirtrogênio, fósforo e potássio em maior quantidade.

O fósforo é um dos elementos essenciais para o desenvolvimento das plantas, entretanto ele como P, qual, seja fósforo elementar não ocorre livremente na natureza já que sendo muito reativo se combina rapidamente com outros elementos como oxigênio e hidrogênio.

Embora a rocha de fosfato não tratada tenha sido utilizada como fertilizante, o mais comumente encontrado, são soluções diluídas de ácidos minerais fortes para formar ácido fosfórico, o que é facilmente absorvido pelas culturas.

A sua concentração nas plantas varia de 0,1 à 0,5% as quais absorvem fósforo na forma de H2PO4- (di-hidrogenofosfato) e HPO4-² (hidrogenofosfato) dependendo do pH do solo.

Formulações à base de ácido fosforoso e hipofosforoso, geralmente sofrem oxidação para fosfato e assim perdem seus benefícios.

Os fertilizantes de fosfato e polifosfato atualmente utilizados têm um número de propriedades que comprometem e deixam a desejar como fertilizantes.

Geralmente, eles tendem a formar precipitados, o que limita a capacidade de se formular soluções concentradas de fertilizantes. Adicionalmente, as formulações operam em uma gama estreita de pH para evitar a precipitação.

Outro situação dos fertilizantes fosfatados é que eles não são facilmente absorvidos pela folhagem de muitas plantas e devem, em vez disso, serem entregues ao solo para absorção pelas raízes das plantas.

A mobilidade dos fertilizantes fosfatados no solo é limitada, o que leva a rápida perda do mesmo localizada na rizosfera e a deficiência automática de fósforo na planta.

Reaplicações frequentes de fertilizantes fosfatados são indesejáveis porque leva a lixiviação de fosfato nas águas subterrâneas, causa a eutrofização de lagos, lagoas e riachos; fator legal em risco e pressão das autoridades.

Os fertilizantes de fosfato e polifosfato também inibem a benéfica simbiose entre as raízes das plantas e fungos micorrízicos.

Os fertilizantes de fosfato dão suporte (ajudam) ao crescimento de algas e promovem o crescimento bacteriano e fúngico na rizosfera, incluindo o crescimento de fungos patogénicos e outras pragas do solo.

Embora o fósforo, uma vez na planta, tenha um grande floema móvel, o fosfato é mal absorvido através na maioria das espécies vegetais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *